sábado, 6 de dezembro de 2008

Arte Postal

ARTE POSTAL:
É um circuito ou tendência alternativa de arte por correspondência onde participam todos que tenham como objetivo central a comunicação e o contato através do intercâmbio de informação e propostas criativas. Além de uma corrente artística, a arte postal é um fenômeno das comunicações, onde o criador das mensagens é, ao mesmo tempo, o emissor e receptor dos mesmos.

A arte postal se movimenta numa rede de cartas, onde há trocas de fotografias, selos, carimbos, objetos, colagens postais e envelopes. Cartas elaboradas com preocupações estéticas.

A origem histórica da arte postal remete ao Grupo Fluxus – termo criado por Georges Maciunas (1931-1978) em 1961, para designar as múltiplas ações de um grupo de artistas internacionais, que acreditavam que a vida pode ser vivida como arte, suas ações se deram em torno de poéticas variadas, tais como:performance, arte postal, assemblage, jogos teatrais, concertos musicais e publicações, com forte influência da música experimental de Jonh Cage (1912-1992). O conceito central do Fluxus foi à máxima “faça você mesmo” elemento impulsionador dessa nova forma de expressão artística. Em 1962 o artista neodadá americano componente do Grupo Fluxus, Ray Johnson (1927-1995) criou a “New York Correspondance School Of Art”, responsável pela divulgação mundial da arte postal.

"Arte postal é simplesmente a produção e o envio de arte por correio, pessoas interessadas com propostas criativas fazem disso um intercâmbio cultural".

Texto retirado de:
http://www.via6.com/topico.php?tid=12891
http://www.oktiva.com.br/oktiva.net/1237/nota/92113
http://www.acervos.art.br/noticias/detalhe_noticiarte.php?id=975&cat=4&pageNum_submenu_rs=7&totalRows_submenu_rs=74

Nenhum comentário: